2014-11-25

O presidente da Liderança Serviços, Francisco Lopes de Aguiar, foi o primeiro homenageado a receber na noite de terça-feira (25), em sessão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a Comenda do Legislativo Catarinense. O título é a principal honraria concedida pelo Parlamento catarinense e é entregue anualmente, no dia 25 de novembro, data da padroeira Santa Catarina de Alexandrina, a 40 pessoas físicas, jurídicas ou entidades que realizam ações relevantes e de destaque em prol da sociedade catarinense.

A distinção ao presidente da Liderança foi uma proposição do deputado Romildo Titon, presidente do Legislativo catarinense. “Desde o ano de 2003, a empresa comandada por Francisco possui a qualificação ISO 9001/2000, o que a coloca no hall das empresas do segmento com maior credibilidade no mercado. A geração de emprego e renda, tão complexa de se realizar em nosso país, tem sido muito bem administrada por este homem de sangue empreendedor”, destacou deputado Titon.

Nascido em Quixadá, no Ceará, Francisco Aguiar, 59 anos, veio para Santa Catarina em 1982 para trabalhar como encarregado do departamento pessoal nas obras de construção da Ponte Pedro Ivo Campos, em Florianópolis. Em 17 de janeiro de 1995, fundou, junto com a atual esposa e diretora financeira da empresa, Gilvana Meri Belegante, a Liderança Serviços, hoje uma marca com mais de 23 mil funcionários e com atuação em 16 estados e no Distrito Federal. De acordo com estudo da consultoria PwC, a Liderança hoje é a 55ª maior empresa da Santa Catarina, com a 42º maior receita bruta e a 4ª maior rentabilidade de patrimônio, segundo balanço financeiro de 2013. Em 2014, o faturamento da empresa deverá ser cerca de 30% superior ao ano passado.

“É uma honra e um orgulho muito grande receber esta importante honraria do Parlamento catarinense. É uma distinção que faço questão de dividir com minha esposa, meus filhos e todos os colaboradores da Liderança espalhados pelo Brasil e que, diariamente, ajudam a construir uma empresa cada vez melhor e maior”, destaca Francisco Aguiar. Funcionários da Liderança, a esposa Gilvana Meri Belegante e os filhos prestigiaram a entrega da Comenda ao empresário.

Em nome dos 40 parlamentares estaduais, o deputado Joares Ponticelli saudou os homenageados e destacou a importância da Comenda do Legislativo Catarinense. “É a mais emocionante homenagem prestada pela Assembleia Legislativa. É a oportunidade de mostrar a Santa Catarina e ao Brasil um caso de sucesso de um cidadão, de um projeto, de uma iniciativa. Trata-se sempre de uma escolha muito difícil e por isso muito valorizado pela sociedade e principalmente, como vejo aqui, por familiares e amigos dos homenageados. E, se estão aqui merecem porque fizeram além de suas obrigações”, ressaltou o parlamentar, que está completando um ciclo de 16 anos de mandatos, ao ver lotadas as dependências do Legislativo.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Julio Garcia, ex-deputado e um dos homenageados da noite, agradeceu o título em nome dos agraciados. “Este título tem a virtude de reconhecer o esforço de pessoas e entidades de todas as regiões do Estado, sem qualquer distinção”, ressaltou o ex-presidente da Assembleia. “Aqui todos se completam na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igual. E por isso, como diria Bertold Brecht, são imprescindíveis para Santa Catarina”, completou Garcia.