2015-09-28

O Feirão do Emprego para Pessoas com Deficiência, batizado de “Dia D”, reuniu neste sábado (26), no Instituto Federal de Educação (IFSC), em Florianópolis, cerca de 40 empresas da Grande Florianópolis, Sistema Nacional de Emprego (SINE), Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), e centenas de candidatos interessados nas oportunidades de trabalho ofertadas.
Uma das empresas participantes, a Liderança Serviços, de São José, realizou aproximadamente 70 entrevistas durante o Feirão, entre reabilitados e PCD´s. A coordenadora de RH da empresa, Fabiola Andreani, ficou satisfeita com o resultado do evento. "A falta de cultura de inclusão de PCD´s nas organizações é realidade conhecida pela maioria dos RH´s; participar de eventos como o DIA D possibilita ampliar nossa visão quanto a possibilidade de atuação tanto do reabilitado quanto da pessoa com deficiência no mercado formal de trabalho, bem como uma excelente oportunidade para aumentarmos nosso futuro quadro de colaboradores", afirmou Fabiola.
O Dia D, a exemplo do que já acontece em outros Estados, é um dia dedicado para o atendimento às pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados do INSS, visando a inclusão no mercado de trabalho. Em Santa Catarina, essa foi a primeira edição do evento.
O Feirão surgiu devido às diferenças, muitas vezes, serem transformadas em desigualdades. Uma Lei Federal (13.146/15), garante às pessoas com deficiência, a oportunidade de serem incluídas no mercado do trabalho.