2012-06-14

A Associação Catarinense para integração do Cego, ACIC, realizou, nos dias 12 e 13 de julho, o 1° Seminário “A Sustentabilidade e a Inclusão Social”, com o objetivo de estimular a compreensão e motivação de atitudes sustentáveis e sua ligação com a inclusão social, tanto no âmbito da instituição, como também na comunidade. A Liderança como parceira dos projetos da entidade esteve no evento representada pela Coordenadora de Recursos Humanos, Samara Recchi.
A abertura do evento foi com a apresentação da oficina de reciclagem, que é mantida com apoio da Liderança, que também contribui com o fornecimento de material reciclável coletado em suas unidades. O seminário contemplou palestras sobre Perspectivas atuais de sustentabilidade para inclusão das pessoas com deficiência, ministrada por Adriano Henrique Nuernberg; História do Lixo, com a educadora Ambiental da Comcap, Joseane Neli Alexandre; Sensibilização Ambiental, aprentada pela educadora ambiental da Floram, Sayonara de Castilhos Amaral; entre outros.

Oficina de Reciclagem

A ACIC mantém, com apoio da Liderança, uma Oficina de Reciclagem que emprega e capacita 20 alunos da entidade. Eles realizam a coleta, triagem e a venda dos materiais recicláveis para empresas especializadas, e o valor arrecadado é revertido para melhoria da própria oficina. Segundo Denise Pacheco, Coordenadora da área de profissionalização, o projeto da ACIC visa capacitar os profissionais com alguma deficiência e incluí-los no mercado de trabalho.