2012-10-10

A manhã do sábado, seis de outubro, foi diferente para mais de 20 colaboradores da Liderança Serviços. Munidos com muito carinho e força de vontade os voluntários se reuniram na Casa Lar Irmão Joaquim, que fica no Centro de Florianópolis, para levar um pouco de conforto aos 34 idosos que lá estão internados.

O dia começou com um delicioso café da manhã. Em um primeiro instante, o choque com aquela realidade manteve alguns colaboradores apenas na observação. Logo o clima foi mudando. Os idosos foram se levantando, também ainda receosos, alguns foram para sala de TV, outros retornaram para seus aposentos.

Um grupo de voluntários logo partiu para o jardim, onde passaram a manhã toda capinando, pintando e plantando mudas. Tudo isso para deixar o ambiente mais harmonioso para aqueles idosos, que por vezes tem naquele jardim a única visão do mundo externo.

Algumas pessoas permaneceram na sala de TV, junto com um grupo de idosos, que não pareciam estar muito interessados na programação. A maioria dos internos apresenta algum tipo de doença física ou mental e muitos se quer recebem a visita de parentes. Um pouco de atenção era do que eles precisavam para se sentir mais a vontade. Alguns recusaram o contato, mas a maioria foi bem receptiva. Os colaboradores se dividiram para realizar corte de cabelo, maquiagem, escova e outros apenas se disponibilizaram a conversar, ou melhor, a ouvir o que aqueles senhores e senhoras tinham a dizer.

“Ser solidário é muito mais gratificante para quem ajuda, pois a lição de vida que recebemos tem um grande valor. O carinho e a atenção nunca são demais, e para quem recebe faz uma grande diferença!“, destacou Cristiane Bruggmann, Assistente Operacional Senior.

Charlene Haertel Bruggemann, Assistente de Recursos Humanos, diz ter levado somente coisas positivas da visita. "Fiquei impressionada com a troca de experiência e carinho adquirido nesta ação."

Confira mais fotos aqui

O Projeto Irmão Joaquim

A Liderança realizou este projeto com o objetivo de contribuir de forma voluntária com a Instituição Casa Lar São Joaquim, através de melhorias na estrutura física da instituição, além de interagir com os idosos e doar alimentos que mais necessitam.

Este também tem o objetivo de disseminar a todos os colaboradores da Liderança a importância de contribuir com a sociedade através de projetos sociais.

A ação foi dividida em duas etapas, primeira ocorreu uma pré-visita que definiu o que seria necessário realizar de benefício para casa e no segundo momento ocorreu a ação voluntária.

Foi promovida uma gincana interna onde os colaboradores de todas as gestões foram convidados a arrecadar donativos para entregar ao Lar Irmãos Joaquim. Fornecedores também contribuíram com doações. O resultado dessa ação promoveu a doação de mais de quinhentos produtos de higiene e limpeza e alimentos não perecíveis.