2016-05-18

Por Francisco Lopes de Aguiar

Em tempos de dificuldade econômica no país, muitas empresas encerraram suas atividades e outras lutam para sobreviver no mercado. Com o clima de incertezas na política, a confiança dos investidores internacionais com o Brasil fica abalada e começa o efeito bola de neve. Com menos exportações, as fábricas produzem menos e acabam demitindo, com o desemprego, diminui o consumo no comércio que também vende menos e demite, e essa lógica é cruel.

Nessa hora, o detalhe faz toda a diferença. Para se manter estável ou até mesmo crescer em meio as dificuldades, é preciso estar atento aos processos internos da empresa. Uma boa gestão de vendas, com uma eficiente logística e entrega no prazo, além de funcionários capacitados para atender a integralidade do serviço contratado pelo cliente é o caminho para o sucesso nos negócios.

Não basta vender, é preciso manter o cliente fiel à sua marca.  E vou além, é necessário também, tornar esse cliente seu vendedor. Cliente satisfeito divulga sua empresa para outras pessoas e não cobra nada por isso.

Com a rapidez da internet, um cliente insatisfeito pode prejudicar seu negócio, com um depoimento negativo nas redes sociais, por exemplo. E talvez um cliente satisfeito não faça o mesmo, afinal o bom atendimento é considerado obrigação, e realmente é, mas com o tempo, essa satisfação com o produto ou serviço se transforma em confiança e é nesse momento que sua empresa acaba de contratar um vendedor sem custo. Sem perceber, esse cliente irá vender sua marca aos conhecidos, enaltecendo seu bom atendimento.

Uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, apontou que 61% dos consumidores brasileiros consideram que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos. O estudo que ouviu 1.350 pessoas de todas as classes sociais, em cinco capitais do Brasil, revelou ainda que apenas 12% dos entrevistados acham o preço mais importante na hora da compra.

Portanto fica a dica! A empresa que seguir corretamente os processos pré-estabelecidos, com uma boa gestão do negócio, cativando o cliente e satisfazendo suas necessidades com excelência, terá meio caminho andado para crescer naturalmente e com base sólida firmada na confiança.